Hatha Yoga

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As posturas, ou asanas, exercitam todas as partes do corpo alongando e tonificando os músculos e articulações, a coluna vertebral e toda a estrutura óssea, atuando ainda sobre os órgãos internos, glândulas e nervos, o que os mantém em um excelente estado de saúde. Ao liberar a tensão mental e física, os asanas desobstruem os canais do corpo por onde flui nossa energia. Os exercícios de respiração yoguica ou pranayamas revitalizam o corpo e ajudam a controlar a mente, fazendo com que sintamo-nos calmos e renovados; a prática do pensamento positivo e da meditação nos dá clareza e poder mental, além de melhorar a concentração.  

Nos últimos anos a investigação médica tem prestado mais atenção aos efeitos do Yoga. Estudos têm demonstrado que a relação em uma postura chamada “cadáver” reduz eficazmente a hipertensão e que a prática regular dos asanas ou posturas yoguicas e o pranayama ou exercícios de respiração podem aliviar doenças diversas como: artrites, arteriosclerose, fadiga crônica, asma, varizes e afecções cardíacas.

Um estudo dos efeitos de seis meses de práticas de Hatha Yoga demonstrou os seguintes efeitos: um incremento significativo na capacidade pulmonar e de respiração; redução do peso corporal e do tecido adiposo; aumento da capacidade de resistência ao estresse e diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

O resultado destes estudos é um efeito estabilizador e restaurador dos sistemas naturais do corpo.

Hoje já não pode haver dúvida alguma sobre a eficácia do Yoga como medicina tanto preventiva como curativa.

Texto traduzido e adaptado de “El Nuevo Livro de Yoga” do Centro Sivananda de Yoga.

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