Yogaterapia

“O Ayurveda é o ramo da cura da ciência yogika.O Yoga é o aspecto espiritual do Ayurveda, e este é o ramo terapêutico do Yoga”. Dr. David Frawley  

De acordo com Ayurveda, Yoga é uma filosofia muito importante, natural e preventiva para assegurar a boa saúde.Na Índia é tradicional estudar Ayurveda antes de praticar Yoga, pois Ayurveda é a ciência que adéqua o corpo e o prepara para receber a ciência espiritual do Yoga.

Yoga como Terapia é a aplicação de técnicas do yoga para a prevenção ou alívio das doenças mais comuns.

As práticas consistem em simples posições físicas, em exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. Assim que a pessoa aprender as técnicas adequadas à sua condição, deve ser capaz de, com autonomia, as utilizar em benefício da sua saúde.

Ao contrário do que se possa pensar, a pessoa não precisa de ser flexível ou estar em forma para beneficiar dos efeitos da Yoga Terapia.

Como funcionam as sessões de Yoga Terapia?

As sessões acontecem individualmente ou em grupos muito pequenos de pessoas com caracerísticas semelhantes.

Numa primeira sessão é feita uma avaliação da história da pessoa e de suas desarmonias para se definir quais as técnicas mais relevantes e adequadas para cada caso [anamnese]. Nas sessões seguintes essas técnicas serão então aplicadas.

É importante que a pessoa compreenda bem as posturas, já que deve ser capaz de as aplicar em casa diariamente entre as sessões instruídas, que decorrem geralmente com uma periodicidade semanal. Cada uma destas sessões leva geralmente entre 30 a 60 minutos.

Como terapeuta verifico que muitas das pessoas que procuram o yoga, fazem-no por acreditarem que esta prática poderá ajudar a lidar melhor ou a eliminar determinados problemas de saúde. De fato, o yoga pode contribuir muito e de várias maneiras para melhorar a nossa saúde fisica e mental, mas de forma alguma deverá substituir o tratamento médico! Além disso todos somos diferentes e por isso, também é verdade que o que será bom para uns, pode não ser para outros. Nas aulas de grupo é mais difícil controlar todas estas variantes.

Nas sessões de yogaterapia o trabalho é feito de forma totalmente individualizada e direcionada para cada desequiíbrio específico o que potencializa o efeito terapêutico do yoga.

Benefícios desta terapia

Ansiedade, depressão, stress, problemas respiratórios ([asma, bronquite, enfisema pulmonar], dores e problemas de coluna, pressão arterial elevada, cefaleias, obesidade.

 

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: