Aconselhamento Ayurvédico e Mudança Comportamental

Para melhor entendimento desta terapia, indico a leitura breve da Introdução ao Ayurveda, clicando aqui. Ou do Livro de Ayurveda no canto superior da barra lateral do site.

Entender o conceito de individualidade e de integridade é entender o fundamento do processo Ayurvédico de saúde e cura. O autoconhecimento da nossa constituição é uma das premissas de Ayurveda e nos possibilita entender e executar planos de reequilíbrio possíveis e inteligentes no caminho da busca pela longevidade e melhor qualidade de vida.

O Terapeuta Ayurvédico faz um uma avaliação da cada paciente, determinado a sua constituição original (Pakruti) e que se manifesta através da predominância de um ou mais doshas. Perante estas características, e mediante processos de diagnóstico específicos são avaliados, entre outros, pontos principais como:

  • Constituição original (Doshas-Pakruti) e desiquilíbrios presentes (Vikruti)
  • Patologias específicas
  • Capacidade metabólica e digestiva (Agni)
  • Nível de toxicidade no organismo (Ama)
  • Analise geral dos tecidos corporais: músculos, articulações, ossos, etc. (Dhatus)

De acordo com as necessidades de cada paciente, é desenvolvido e um plano de ação terapêutica que pode incluir uma orientação alimentar, massagens e outros tratamentos manuais, prescrição de ervas medicinais, chás e medicamentos ayurvédicos, exercícios de respiração e yoga, alterações na rotina diária (dinacharia), sazonal (rituacharia).

Características psicológicas dos três biotipos – clique aqui.

Aconselhamento Ayurvédico

O aconselhamento ayurvédico é uma ferramenta importantíssima para o tratamento de patologias e desequilíbrios específicos, levando o paciente a um estado superior de auto conhecimento a nível físico,  mental e espiritual, contribuindo de forma intuitiva e natural para o seu reequilíbrio.

Por ter entendimento da influência dos doshas na mente e emoções, o terapeuta ayurvédico identifica a predominância de um ou mais deles durante a consulta. Desta forma, através do aconselhamento propões mudanças no comportamento – atitudes tanto consigo mesmo, quanto socialmente ou em família – que visem realinhar sua rotina com uma situação de harmonia, gerando paz e felicidade ao paciente.

Como é o aconselhamento ayurvédico para cada biotipo: Vata, Pitta e Kapha?

Vata – nervosos, ansiosos ou medrosos, se aborrecem, se desorientam e se distraem, mesmo que não haja nenhum problema real em sua vida. Hesitantes e inseguros, têm muitas dúvidas acerca deles próprios. A Ayurveda recomenda que se tornem realistas acerca de sua condição e do esforço necessário para sair dela, pondo os pés no chão quanto a si mesmas e ao seu comportamento. Precisam se acalmar e ter paz de espírito. Um desenvolvimento lento e constante é o que essas pessoas devem almejar. Precisam enfatizar a ação em vez do pensamento, a aplicação constante em vez da busca de resultados.

Pitta – pessoas desse biótipo acham que sabem quem são e o que estão fazendo e seus problemas geralmente estão ligados ao drama do conflito com outras pessoas, dando a tônica para a mente e as emoções dessas pessoas, que tendem a ser agressivas, críticas e até destrutivas. O aconselhamento ayurvédico  para os tipos Pitta é deque precisam ser mais receptivos, que procurem pessoas que possam ajuda-las de modo gentil, porém enérgico. Precisam usar de sua introvisão crítica para compreender a causa de seus problemas, que estão no seu próprio comportamento, não entrar em conflito com os outros nem com eles mesmos, apelando para sua inteligência e lógica inata. Devem aprender a buscar uma visão equilibrada e a se tornar ponderados e diplomáticos em suas atitudes.

Kapha – devido a sua natureza dócil e heterogênea, e lentos para agir, precisam ser estimulados e às vezes sofrerem um abalo para que mudem a si mesmos. Não devem ser consolados, pois a maior parte dos seus problemas advém da emotividade excessiva e ó podem ser mudados por um tipo de amor ou de desapego de ordem superior. Tardam a reagir e têm dificuldade para discutir seus problemas.

Como ocorre a cura na mente e emoções?

Clique aqui para prosseguir com a leitura.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: