Estados sutis da matéria: satva, rajas e tamas

Nos planos mental e astral três atributos ou gunas, se manifestam. Esses gunas fornecem a base para a distinção do temperamento humano e as diferenças individuais frente a disposições psicológicas e morais. Os três atributos básicos são: satva, rajas e tamas.

Satva, equilíbrio, expressa essência, compreensão, pureza, clareza, compaixão e amor. Pessoas com temperamento satvico tem corpos saudáveis, consciência e comportamento muito puros. Acreditam na existência de Deus e transpiram energia que envolve o sagrado. Alcançam auto-realização sem muito esforço.

Rajas encerra movimento, agressividade e extroversão. A mente rajásica opera no nível sensual. Indivíduos rajásicos interessam-se por negógios, prosperidade, poder e prestígio; gostam da riqueza e são geralmente extrovertidos.  Têm uma crença que se altera com agilidade e a auto-realização é conseguida com algum esfoço.

Tamas, manifesta-se na ignorância, na inércia, brutalidade e estupidez. As pessoas tamásicas são preguiçosas, egoístas e capazes de destruir os outros. Geralmente demonstram pouco respeito pelos demais e não podem nem ouvir falar de espiritualidade. Pessoas tamásicas não alcançam a auto-realização e estão constantemente insatisfeitas.

Estas energias mentais são responsáveis pelos padrões de comportamento, que podem ser treinados e aperfeiçoados através da prática de disciplina espirituais tais como o Yoga. Um terapeuta ayurvédico pode ajudar nesta mudança comportamental pois é familiarizado com a atuação de satva, rajas e tamas.

Na preparação do alimento devemos pensar num equilíbrio entre a pureza, o movimento e descanso. Além dos ingredientes, do ambiente, dos sentimentos de quem o faz, a forma de preparo dos alimentos também afeta a natureza dos gunas.

Assim acontece com todas as outras formas de “alimentos” que nos compoem, tais como as músicas, as relações, as imagens e paisagens que admiramos, ou seja, tudo o que nos invade por meio dos sentidos.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: