As essências sutis: prana, tejas e ojas

A contínua deteriorização e degeneração que acontece a nível dos tecidos e órgãos corporais é a grande responsável pelo envelhecimento.

Hoje em dia, com o bombardeio de toxinas em nossa rotina, este envelhecimento encontra-se demasiadamente agressivo e contribui para um processo extra-natural de adoecimento.

O tridosha desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde celular e longevidade. Cada dosha, como vimos anteriormente, desempenha uma parte vital para preservar o funcionamento dos bilhões de células do nosso corpo. Em um nível mais profundo é igualmente necessário o equilíbrio entre três essências sutis: prana, tejas e ojas.

O funcionamento destas essências sutis relaciona-se aos papeis desempenhados por vata, pitta e kapha,  nesta ordem. Dieta apropriada, exercício e estilo de vida adequados asseguram o equilíbrio entre estas essências sutis e asseguram saúde e vida longa.

Prana é a energia da vida ligada respiração. É absorvido principalmente através da respiração e dos alimentos frescos –  ricos em vitalidade. Esta força também habita a natureza (prana cósmico). Tudo que está em movimento tende a acumular mais prana

Para potencializar prana é muito importante: comer alimentos orgânicos e preparados por pessoas felizes, tomar um banho de cachoeira, abraçar uma árvore, brincar com uma criança, tocar uma mulher grávida, caminhar descalço na terra, observar as cores de um por do sol, tomar um banho de chuva ou de sol, cultivar boas amizades e bons pensamentos e praticar os exercícios de controle da respiração chamados de pranayamas são formas muito simples e prazerosas de captar prana.

Tejas é a essência de um fogo muito sutil que governa o metabolismo através do sistema de enzimas. Agni, o fogo central de nosso corpo estimula a digestão, absorção e assimilação dos alimentos. A transformação posterior dos ingredientes responsáveis pela nutrição dos tecidos mais sutis é administrada pela forma sutil de agni, tejas. Tejas é necessária para a nutrição e transformação de cada dhatu ou tecido. 

Para potencializar tejas é muito importante: uso de óleos aromáticos como canela, gengibre e eucalipto, de substâncias picantes e penetrantes e a prática da meditação na luz da vela são excelentes práticas para promover tejas. Além disso, reverenciar o sol – principalmente quando ele está nascendo ou se ponto, recebendo a sua luz e entoando o Gayatri Maha Mantra.

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT

Uma pausa: a digestão sutil

Ayurveda diz que um alimento precisa de 35 dias para ser completamente digerido e metabolizado pelo organismo humano, isto é, a digestão não se dá unicamente no trato gastrointestinal, mas em todos os 7 tecidos do corpo humano. 

O produto resultante da digestão alimentar servirá de nutriente e constituidor dos tecidos que compõem o corpo humano. 

Em cada destes tecidos existe uma forma de tejasdhatu ou tecido agni – que vai  se purificando e transformando os produtos digeridos anteriormente , além de  reservar matéria para transformar-se em tecidos mais profundos.

Os 7 tecidos corporais

1.Rasa;

2.Rakta;

3.Mansa;

4.Meda;

5.Asthi;

6.Majja;

7.Shukra.

Ojas – a essencia da vitalidade e do vigor físico

Ao final do processo de nutrição e transformação dos tecidos, observado acima, Ojas é sintetizada, sendo, portanto, a essência responsável pela nutrição mais profunda do nosso corpo.

Energia vigorosa que governa o equilíbrio hormonal está localizada no coração e controla as funções da vida com ajuda do prana. Contém os 5 elemenstos básicos e todas as substâncias dos tecidos corpóreos.

É responsável pelo sistema auto-imune e pela inteligência mental. 

Ojas equilibrada é necessária para a energia e imunidade biológicas. No nível psicológico, ojas é responsável pela compaixão, pela paz, pela criatividade e pelo amor.

Uma pessoa que tem ojas fortalecida possui atrativos, olhos brilhantes, sorriso espontâneo e calmo. É plena de energia e poder espirituais. Aqueles que procuram excessiva satisfação em sexo e masturbação dissipam a energia ojas no momento do orgasmo.

O resultado é ojas enfraquecida que afeta diretamente o sistema imunológico. Tal pessoa torna-se vulnerável a males psicossomáticos.

Para potencializar ojas é muito importante: ingerir alimentos nutritivos e que tenham o sabor doce como nozes, castanhas, amêndoas, batata-doce, frutas doces e ácidas, tâmaras, ghee e especiarias levemente picantes como canela e cardamomo e picantes como o gengibre para sempre manter o agni forte.

Em contrapartida, deve-se evitar: alimentos industrializados  – passam pelo mesmo processo digestivo, portanto, seus elementos não-naturais não são absorvidos pelos organismo e  podem tornar-se ama (toxinas), dificultando a produção de ojas , bloqueando os canais e sobrecarregando o sistema digestivo.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: