O sono

Sono – o repouso restaurador

Sono ou nidra é o processo através do qual nós rejuvenescemos, reparamos e revitalizamos nosso sistema. Este é o momento para nosso corpo e mente se reconstituírem.

O melhor horário para ir dormir é entre 9 e 10hs da noite – isto dá a máxima qualidade ao repouso e a suas funções.

Para um sono com melhor qualidade sugere-se:

  • Não exercer atividades estimulantes como assistir TV ou utilizar o computador;
  • Escolher um local tranqüilo, silencioso e escuro;
  • Praticar um exercício leve;
  • Jantar mais cedo;
  • Receber ou praticar massagem nos pés durante a noite também ajuda o sono profundo.

De acordo com a arquitetura védica, um das formas terapêuticas do Ayurveda, a cabeça deve estar direcionada para leste ou norte, a fim de otimizar o sono. Isso tem a ver com os campos magnéticos do nosso corpo e os da Terra.

Sinais de bom sono:

Percebe-se uma boa noite de sono e o cumprimento das funções fisiológicas deste período quando você sente-se revigorado e energizado. O sono tranqüilo é em grande parte inconsciente dos sonhos. 

A pessoa sente-se positiva e feliz depois de um bom sono, não apresentando olhos inchados, dores de cabeça, congestão nasal, peso no corpo, cansaço ou dores durante a manhã. 

Implementar uma dieta apropriada e uma rotina regular condizente com seu dosha inevitavelmente o levará a uma boa noite de sono.

Boa noite!!

Distúrbios do sono e os doshas

Em breve!

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