O Dosha Pitta

Quando a proporção dos elementos Fogo e Água estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (éter, ar e terra), dá-se o nome de Pitta a este biotipo.

As pessoas de biotipo Pitta têm estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido, sede excessiva e muita fome, perdendo e ganhando peso com facilidade. É comum terem olhos brilhantes, perderem cabelo cedo e ter a pele oleosa e com sardas ou manchas. São empreendedores, intolerantes, competitivos. De temperamento intenso, tendem a sentimentos como a raiva e desequilíbrios orgânicos inflamatórios. São questionadores, tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada.

Como Pitta vem de fogo, as pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, não suportando temperaturas muito elevadas, pois já possuem muito calor “interno”. Reagem ao mundo através da visão importando-se muito com a aparência das coisas.

Quando desequilibrado, Pitta desenvolve doenças inflamatórias e ligadas ao calor como gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum relatarem diarréias freqüentes, odor forte no suor, irritabilidade quando fica muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos ou condimentados.

Atributos: quente, leve, penetrante, levemente oleoso e fluido.

As funções específicas dos doshas sobre o organismo humano são chamadas de sub-doshas e no caso de Pitta estão localizadas conforme a figura ao lado.

São sub-doshas de Pitta:

Alochaka Pitta  – governa funções na região dos olhos e da visão.

Bhrajaka Pitta – está localizado na pele e regula processos bioquímicos da mesma. Firmeza e brilho da pele são regulados por Bhrajaka Pitta.

Sadhaka Pitta – reside no coração e no cérebro. Equilíbrio emocional, satisfação, inteligência e memória são exemplos de funções regidas por Sadhaka Pitta.

Pachaka Pitta  – situa-se no duodeno e intestino delgado. A transformação dos alimentos em nutrientes e resíduos através do processo da digestão é governado por Pachaka Pitta.

Ranjaka Pitta  – reside no fígado e no baço e é responsável pela composição do sangue e pela distribuição de nutrientes para as células e tecidos através do sangue.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: