O Dosha Kapha

Quando a proporção dos elementos Água e Terra estão em maior quantidade na constituição do corpo e da mente de uma pessoa em relação aos outros elementos (éter, ar e fogo), dá-se o nome de Kapha ao biotipo. 

Kapha pode ser representado pelo peso do barro molhado, matéria pura e forte para todas as estruturas imagináveis. As pessoas de biotipo kapha têm olhar doce, são amorosas, pacientes e por este ar gracioso apresentam-se muito bonitas. Apesar de resistentes, são vagarosas, mas constantes em suas atividades e apreciam muito desfrutar dos prazeres da vida, principalmente os promovidos pelo paladar.

Dos três doshas, é o de constituição mais forte e sólida. Possui um andar leve e macio e personalidade calma e tranqüila. Externamente, apresentam musculatura bem desenvolvida, pele macia, pálida e geralmente oleosa, cabelos, unhas e dentes fortes e grossos e tendem a acumular gordura na barriga, bumbum e coxas. Pegam no sono rapidamente, entrando em sono profundo e prolongado facilmente. De apetite baixo, mas constante, costumam buscar consolo emocional na comida, especialmente nos doces e por esta razão tendem a engordar com facilidade tornando-se preguiçosos e sonolentos.

Quando desequilibrado, tende a desenvolver doenças como obesidade, artério-esclerose, diabetes, edema e excesso de muco nos pulmões.

Atributos: pesado, úmido, frio, denso,  pegajoso, lento, suave e estável.

As funções específicas dos doshas no organismo humano são chamadas de subdoshas. Os subdoshas de Kapha localizam-se em nosso corpo conforme a figura ao lado.

São subdoshas e as funções de específicas de Kapha:

Kledaka Kapha – funções na área gástrica. Lubrifica os alimentos ingeridos para tornar mais fácil sua digestão. Esta é sua função principal.

Bodhaka Kapha – está localizado na língua e na garganta e governa o paladar. A lubrificação dos alimentos quando ainda estão na boca, tornando-os mais faceis de engolir é a principal atividade de Bodhaka Kapha.

Avalambaka Kapha – reside no coração, tórax e região lombar. É responsável pela lubrificação do tecido do coração e pulmão para diminuir seu desgaste.

Tarpaka Kapha – está localizado na cabeça, seios e fluido espinhal. Fornece a lubrificação aos nervos e ao tecido cerebral.

Shleshaka Kapha – está localizado nas articulações e proporciona a lubrificação necessária para manutenção, suavidade e flexibilidade das mesmas.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: