Alimentação
Alimentação consciente, natural, integral e vegetariana
 
>> Ser saudável e feliz, ingerindo alimentos frescos e naturais!<<

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

“Somos todos consumidores de alimentos. Se existe algo que fazemos todos os dias, e a toda hora, é comer. Não importa se somos donas de casa, estudantes, professores ou agricultores – somos consumidores. Na cidade ou no campo, ricos ou pobres. Estamos sempre comendo, estamos sempre consumindo. (…) Mas, nas últimas décadas, tentam nos convencer que os alimentos devem ser “melhorados”. O modelo “moderno” de produzir, comercializar e consumir alimentos – plantios com agrotóxicos e sementes transgênicas, alimentos industrializados com todo tipo de aditivos químicos – está contaminando o meio ambiente e acabando com nossa saúde física e mental, além de exterminar com a cultura culinária dos povos.Será então que podemos continuar escolhendo nossos alimentos como quem troca de camisa?”

Fonte: Pequeno Guia de Alimentação Saudável e Consumo Responsável

Mas afinal, o que são alimentos?

São um conjunto de substâncias, designadas NUTRIENTES, que satisfazem as necessidades vitais dos seres vivos. Os nutrientes, como as biomoléculas [glicídios, lipídios e protídeos], vitaminas, sais minerais e água, estão presentes nos alimentos em proporções desiguais o que lhes confere diferentes propriedades. Os seres vivos necessitam ingerir constantemente uma quantidade razoável de alimentos de forma a garantir suas necessidades e manter o equilíbrio interno do organismo para sua sobrevivência e reprodução. Portanto, substâncias ingeridas para fins que não sejam de nutrição não são consideradas, ao menos ao pé da letra, alimentos, mas a “alimentação moderna” esqueceu-se disso há algumas décadas…

Alimentação é o ato de alimentarmo-nos, de ingerirmos alimento, ou aquilo que nos nutre. Alimentação é algo diferente do que a maioria de nós faz diariamente, de forma automatizada, irracional e inconsciente, causando prejuízos ao funcionamento do nosso organismo, à nossa saúde e a saúde do planeta como um todo.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: