Você está lendo...
ayurveda, saúde e bem estar, terapias

Fitoterápicos usados no SUS

SUS DA REDE DO RECIFE VAI DISPONIBILIZAR SEIS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

A partir da segunda quinzena de janeiro, seis medicamentos fitoterápicos serão incorporados à lista de produtos disponibilizados gratuitamente na rede do Recife do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles apresentam propriedades terapêuticas variadas, desde antiinflamatórios, expectorantes e calmantes a analgésicos, antidepressivos, digestivos e antiácidos.
Os medicamentos fitoterápicos utilizam derivados dos vegetais em preparações industrializadas, elaboradas por técnicas de farmácia. Os remédios oferecidos pela Prefeitura de Recife (PE) são registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige o cumprimento de critérios de segurança, qualidade e eficácia.
Profissionais da rede municipal foram capacitados para referendar a prescrição dos fitoterápicos na atenção básica. Os novos itens serão disponibilizados em apresentações variadas, como cremes, cápsulas, pomadas e xaropes. Segundo a Secretaria de Saúde, foram investidos R$ 700 mil na compra dos itens.

Veja quais são:

Arnica: anti-inflamatória

 

 

 

Hipericum perforatum (Erva-de-São-João): anti-inflamatória, calmante, cicatrizante, antisseborreica e antidepressiva

 

 

Maytenus ilicifolia (Espinheira-Santa): antiácida, analgésica, antidispéptica, cicatrizante, digestiva, antiulcerosa, anti-inflamatória e antiespasmódica

 

 

Mikania glomerata (Guaco): broncodilatadora, expectorante e antibacteriana

 

 

 

Peumus boldus (Boldo-do-Chile): estimulante biliar, digestiva, sedativa e antibacteriana

 

 

 

 

Valeriana officinalis (Valeriana): tranquilizante, sedativa, relaxante e ansiolítica

 

 

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife.

Fonte: Jornal do Comércio

Escrito por Conbrafito

Qua, 18 de Janeiro de 2012 12:21

Anúncios

Sobre Camila

Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ e em terapias ayurvédicas pelo CMIRJ. Participou de diversos cursos de culinária vegetariana e vegana, sempre nutracêutica - que tem a função de curar - com chefes renomados do rio de janeiro e do rio grande do sul. Amante da vida comunitária e do tema da sustentabilidade residiu por um ano na Ecovila Arca Verde|RS, onde participou da formação “Caminhos para a vida Sustentável”, com abordagem em temas de educação e vida conscientes nas 4 dimensões da existência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo. Recentemente, participou do seminário: Ayurveda e a Saúde da Mulher - pela ABRA-RJ, com a médica indiana Dra. Varsha Santosh, que pode trazer um enfoque ainda mais prático desta terapia. Certificada pelo IECAM - Instituto de Estudos da Culturas da Amazônia no curso básico de ervas medicinais e farmácia caseira. Atende em terapias ayurvédicas no Rio e em Petrópolis, com enfoque em orientação alimentar, ambulatório e rotina diária. Facilita palestras, cursos e vivências nas áreas do ayurveda, sagrado feminino, auto-conhecimento/espiritualidade e associação entre alimentação, saúde e sustentabilidade.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: