Você está lendo...
Produtos Naturais, Vendinha floremSer

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são a alma das plantas, sua essência e como tal concentram seus princípios ativos. Podem ser usadas diversas formas de extração deste material mais valioso e de todas as partes das plantas, cada uma com uma maneira particular de indicação.

De forma geral não devem ser ingeridos, salvo com indicação de um terapeuta específico, o aromatologista. Devido à sua natureza muito concentrada, na maioria das aplicações são usadas ”gotas” em vez de mililitros. A minúscula estrutura molecular de cada óleo penetra através da superfície da pele ou dos nervos olfativos do nariz. Quando absorvido pelos fluidos que circundam as células da pele, os óleos essenciais limpam, rejuvenescem, equilibram e trazem benefícios anti-sépticos. Quando difundidos no ar, tem efeito purificante, revigorante, calmante, estimulante e antibactericida. Eles trabalham para sua saúde tanto de maneira tópica quanto interna.

Atuam no indivíduo principalmente através do olfato, que leva suas propriedades essenciais a exercerem ações de forma específica em nosso organismo.

O olfato

Nosso olfato é 10.000 vezes mais sensível do que o paladar. É o mais aguçado dos sentidos. Seres humanos são capazes de processar até 100.000 cheiros diferentes. Na maioria das vezes, é difícilquantificar os benefícios disto. Os aromas nos ajudam a sentir melhor e sentir-se bem pode ter uma enorme influência terapêutica sobre os sintomas físicos relacionados ao stress.

O olfato é a mais impalpável das formas de comunicação. O sistema olfativo do cérebro humano possui um mecanismo-chave que nos permite lembrar dos odores, que o cria uma percepção individual do aroma, uma preferência por determinado cheiro e uma reação específica a ele. O aroma funciona como uma chave que abre a porta da mente à verdadeira memória olfativa. O olfato pode proporcionar uma sensação positiva ou negativa, forte ou fraca, excitante ou relaxante, vívida ou vaga, tudo vai depender do que associamos ao cheiro.

Os odores estimulam parte do cérebro que afeta a emoção. Vários estudos recentes confirmam os benefícios dos aromas naturais quando chegam ao cérebro através dos nervos do nariz.

Clique aqui para conferir a indicação específica de cada óleo ou para comprá-los.

MODO DE USAR:

As receitas exatas dependem da potencia e da concentração dos óleos essenciais usados. Essas sugestões são básicas. Adicionar uma ou duas gotas é fácil, mas retirar uma delas não é possível. Senecessário, aumente a dose.

inalação: comece com 2-5 gotas. Pingue num lenço ou num pedaço de pano. Coloque no nariz

difusor: comece com 5-10 gotas. Pingue-as na parte porosa do difusor. A temperatura ambiente ou a luz solar ativam o aroma. Adicione mais gotas se necessário.

difusor de ambiente: dependendo do modelo ou do tipo, comece com 10-15 gotas. Um ventilador, uma lâmpada ou vela ativam o aroma. Adicione mais gotas se necessário.

difusao usando lâmpadas: use 5-10 gotas numa argola especifica adaptada à lâmpada. O calor ativa o aroma. Adicione mais gotas se necessário.

banho ou lava pés: comece com 2-5 gotas. Pingue-as na água, mexa e entre imediatamente. Adicione mais gotas, se necessário, dependendo da potencia do óleo e da sua preferência pessoal. Fique imerso por 15 minutos.

compressas: comece com 2-5 gotas. Pingue-as na água quente ou fria. Dobre um pedaço de pano e mergulhe nela. Torça para tirar o excesso. Aplique imediatamente na área dolorida.

vaporização facial: comece com 1 gota para cada xícara de água fervente. Coloque a água em uma baciae depois pingue as gotas. Cubra a cabeça e a bacia com uma toalha e vá se virando para um lado e para o outro.

massagem: comece com 15 gotas para cada 30 gramas de óleo vegetal (fator de diluição de 2,5%) para massagem corporal. Aumente para 30 gotas (fator de diluição de 5%) quando aplicar em uma área especifica. Você pode usar ate quatro óleos essenciais, contanto que o total seja de 15 gotas.

repelente: use 15 gotas para 30 gramas de óleo vegetal. Aplique em todas as áreas expostas e repita a aplicação se necessário. Não use óleos que aumentem fotosensibilidade da pele durante o dia.

para refrescar o ar: use 2-10 gotas para cada 30 gramas de água. Misture e aplique com um spray, para substituir os odores desagradáveis por um aroma gostoso. Prepare um pouco de cada vez, para garantir maior refresco.

limpeza da casa: adicione 2-5 gotas ao desinfetante atóxico e limpe mesas e demais superfícies da coinha e do banheiro.

BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

 ADSTRINGENTE: gerânio; lavanda; rosa; palmarosa. AFRODISÍACO: canela; jasmim; patchouli; rosa; sálvia; sândalo; ylang-ylang; noz moscada. ÂNIMO: cedro; junípero; manjerona. ANTI-SEPTICO: bergamota; canela; cedro; cravo; eucalipto; gerânio; lavanda; limão; olíbano; sálvia; tea-tree. APARELHO RESPIRATÓRIO: benjoim; cipreste; eucalipto; lavanda; menta; olíbano; tea-tree. BEM-ESTAR: camomila; capim-limão; laranja; lavanda; litsea cubeba; macela; manjerona; olíbano; rosa. CALMANTE: bergamota; camomila; capim-limão; cedro; lavanda; laranja; macela; manjerona; olíbano; patchouli; rosa; tangerina. COURO CABELUDO: alecrim; cedro; menta; sálvia; ylang-ylang. DIGESTIVO: menta; erva-doce; lavanda; noz-moscada; tea-tree. DESINFETANTE PARA AMBIENTE: eucalipto; limão; pinho; tea-tree. ELEVAR O HUMOR: alecrim; bergamota; gerânio rosa; laranja; ylang-ylang. ENERGÉTICO: alecrim; cipreste; cravo; junípero; manjerona; menta; noz-moscada; pinho. EQUILÍBRIO: camomila; eucalipto; gerânio; jasmim; lavanda; olíbano; rosa. ESTIMULANTE: alecrim; canela; cipreste; eucalipto; gengibre; junípero; laranja doce; limão; manjericão; menta; olíbano. ESTIMULANTE MENTAL: alecrim; cravo; manjerona; menta; petitgrain. FORTIFICANTE: gengibre; limão; vetiver; patchouli; gengibre. INSONIA: manjerona; lavanda. REGULADOR: gerânio; sálvia; rosa; sândalo; jasmim; lavanda. RELAXANTE: lavanda; macela; camomila; jasmim; olíbano. SISTEMA IMUNOLÓGICO: lavanda; tea-tree e limão

PRECAUÇÕES GERAIS:

Óleos essenciais não devem ser usados por bebês até três meses, gestantes no primeiro trimestre e idosos debilitados. Consulte um profissional qualificado nos casos de epilepsia, doenças respiratórias graves, hipertensão, alergia, doenças graves, e gravidez, pois alguns óleos podem ser contra-indicados ou ter indicações especificas para esses casos. Para crianças e bebês use quantidades extras diluídas (1 ou 2 gotas), somente os óleos de lavanda e camomila. Se estiver tomando remédios homeopáticos consulte seu médico antes de usá-los. A não ser em casos indicados, não aplique óleo essencial puro diretamente na pele, pois podem causar reações. Em caso de irritação, aplique no local óleo vegetal para limpar a pele. Nunca faça uso de óleo essencial oralmente, somente sob orientação médica. Óleos essenciais que não devem ser usados antes de exposição ao sol: bergamota, limão, laranja, grapefruit e tangerina. Não substituir os óleos essenciais por um acompanhamento médico, quando este for necessário.

Evitar exposição solar direta ou calor nos óleos essenciais. Manter os frascos longe do alcance de crianças. Os óleos essenciais são solventes e inflamáveis, portanto mantenham longe do fogo, plástico e madeira. Não esfregar os olhos após manipular óleos essenciais. Caso ocorra algum acidente, lavá-los bem com muita água, se possível leite integral e procurar ajuda médica.

Anúncios

Sobre Camila

Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ e em terapias ayurvédicas pelo CMIRJ. Participou de diversos cursos de culinária vegetariana e vegana, sempre nutracêutica - que tem a função de curar - com chefes renomados do rio de janeiro e do rio grande do sul. Amante da vida comunitária e do tema da sustentabilidade residiu por um ano na Ecovila Arca Verde|RS, onde participou da formação “Caminhos para a vida Sustentável”, com abordagem em temas de educação e vida conscientes nas 4 dimensões da existência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo. Recentemente, participou do seminário: Ayurveda e a Saúde da Mulher - pela ABRA-RJ, com a médica indiana Dra. Varsha Santosh, que pode trazer um enfoque ainda mais prático desta terapia. Certificada pelo IECAM - Instituto de Estudos da Culturas da Amazônia no curso básico de ervas medicinais e farmácia caseira. Atende em terapias ayurvédicas no Rio e em Petrópolis, com enfoque em orientação alimentar, ambulatório e rotina diária. Facilita palestras, cursos e vivências nas áreas do ayurveda, sagrado feminino, auto-conhecimento/espiritualidade e associação entre alimentação, saúde e sustentabilidade.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: