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Artigos, saúde e bem estar, yoga

Yoga: 5 asanas que corrigem a insônia

Sono garantido: aprenda e faça em casa esta série de asanas capaz de relaxar cada pedacinho do corpo e dar um chega para lá na insônia. Boa prática e bons sonhos!

Janu Sirsasana (postura da cabeça no joelho)

Comece sentado com as pernas esticadas à frente. Leve a perna direita de encontro ao tronco e apóie a planta do pé direito na parte interna da coxa esquerda. Tente alcançar seu pé esquerdo com ambas as mãos, alongando o tronco. Se conseguir, encoste o abdômen na coxa e por último a cabeça na perna. Permaneça de 1 a 3 minutos nesta posição. Depois inverta o lado.

Outros benefícios: reduz ansiedade, dor de cabeça e desconforto menstrual.

Salamba Sarvangasana (pouso sobre os ombros)

Deitado, com os braços abertos, dobre os joelhos e leve-os de encontro à testa, sem tirar a cabeça do chão. Com os cotovelos bem apoiados no chão, apóie com as mãos a base da lombar e vá esticando as pernas em direção ao teto, firmando os glúteos e estendendo os pés. De início, permaneça 10 segundos nesta posição, vá aumentando o tempo aos poucos. Para sair da postura, expire, dobre os joelhos e role lentamente para baixo.

Outros benefícios: acalma a mente, alivia o estresse e a depressão, estimula a função da tireóide e dos órgãos abdominais.

 

 

Halasana (postura do arado)

A partir da postura Salamba Sarvangasana, com as pernas esticadas em direção ao teto, vá dobrando o tronco lentamente, levando as pernas para trás da cabeça. Tente encostar os pés no chão. Suas mãos podem ficar apoiadas nas costas ou enlaçá-las e puxá-las do lado oposto às suas pernas. Tempo de permanência: de 1 a 5 minutos.

Outros benefícios: diminui estresse e fadiga, melhora sintomas de dores nas costas, dores de cabeça, infertilidade e sinusite.

Uttanasana (curvatura para frente em pé)

Inicie em Tadassana, ou seja, de pé, corpo ereto e mãos nos quadris. Curve-se para frente a partir do quadril, não da cintura, e desça até seu limite. Mantenha as pernas esticadas e tente encostar suas mãos no chão ou atrás de suas pernas. A cada expiração, solte-se mais um pouco. Para desfazer a posição, apóie as mãos no quadril e vá subindo o seu tronco lentamente. Tempo de permanência: de 1 a 3 minutos.

Outros benefícios: reduz ansiedade, sintomas de menopausa, pressão alta, sinusite e dores de cabeça.

 

Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)

Deitado no chão, dobre os joelhos e ajuste seus pés e braços contra o chão e aproxime-os do quadril. Levante seu cóccix para cima, mantendo os ombros e cabeça no chão. Enrijeça e eleve os glúteos. Enlace suas mãos abaixo de sua pélvis e alongue os braços. Tempo de permanência: 30 segundos a 1 minuto.

Outros benefícios: estimula órgãos abdominais, pulmões, tireóide, enrijece pernas, combate pressão alta, fadiga, dores nas costas e na cabeça.

Publicado em Tríada/ Yoga em 02/12/2010.

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Sobre Camila

Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ e em terapias ayurvédicas pelo CMIRJ. Participou de diversos cursos de culinária vegetariana e vegana, sempre nutracêutica - que tem a função de curar - com chefes renomados do rio de janeiro e do rio grande do sul. Amante da vida comunitária e do tema da sustentabilidade residiu por um ano na Ecovila Arca Verde|RS, onde participou da formação “Caminhos para a vida Sustentável”, com abordagem em temas de educação e vida conscientes nas 4 dimensões da existência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo. Recentemente, participou do seminário: Ayurveda e a Saúde da Mulher - pela ABRA-RJ, com a médica indiana Dra. Varsha Santosh, que pode trazer um enfoque ainda mais prático desta terapia. Certificada pelo IECAM - Instituto de Estudos da Culturas da Amazônia no curso básico de ervas medicinais e farmácia caseira. Atende em terapias ayurvédicas no Rio e em Petrópolis, com enfoque em orientação alimentar, ambulatório e rotina diária. Facilita palestras, cursos e vivências nas áreas do ayurveda, sagrado feminino, auto-conhecimento/espiritualidade e associação entre alimentação, saúde e sustentabilidade.

Discussão

Um comentário sobre “Yoga: 5 asanas que corrigem a insônia

  1. Adorei conhecer ayurveda, me deixou mais ciente para melhorar a minha rotina e me sentir mais feliz no dia a dia.obrigada

    Publicado por cristina | 14.05.2015, 08:38

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