Você está lendo...
alimentação, educação e cultura, saúde e bem estar

Alfarroba, o saudável substituto do chocolate

Uma excelente alternativa aos chocolates tradicionais, é a alfarroba. Tem gosto, textura e aspecto de chocolate, mas não é chocolate. Seus benefícios são muitos: é nutritivo e isento de lactose, glúten e açúcar. Apesar de não ter sido tão difundida como o cacau, a alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos.

Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau. Também possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras. Ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2.

Enquanto o cacau tem até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína nem teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. Em 100gr do chocolate de alfarroba você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.

Com estas propriedades, os derivados da alfarroba revolucionam o mercado em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à alimentação saudável. O chocolate de alfarroba também não contém feniletilamina presente no chocolate de cacau.

As vantagens é que ele não contém glúten, leite, ovos, soja ou adoçantes artificiais. Já existem ovos de páscoa e barras de chocolate feitos de alfarroba. Existe também alfarroba em pó que substitui perfeitamente o achocolatado de cacau. É possível usá-lo com leite (vegetal) e como ingrediente para bolos e sobremesas.

Por enquanto há apenas uma empresa produzindo produtos com a alfarroba no Brasil, a Carob House, com sede em Curitiba. Para encontrá-los basta visitar lojas de produtos naturais em sua cidade.

por Tatiane Rangel – http://sohamsoham.blogspot.com/

Anúncios

Sobre Camila

Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ e em terapias ayurvédicas pelo CMIRJ. Participou de diversos cursos de culinária vegetariana e vegana, sempre nutracêutica - que tem a função de curar - com chefes renomados do rio de janeiro e do rio grande do sul. Amante da vida comunitária e do tema da sustentabilidade residiu por um ano na Ecovila Arca Verde|RS, onde participou da formação “Caminhos para a vida Sustentável”, com abordagem em temas de educação e vida conscientes nas 4 dimensões da existência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo. Recentemente, participou do seminário: Ayurveda e a Saúde da Mulher - pela ABRA-RJ, com a médica indiana Dra. Varsha Santosh, que pode trazer um enfoque ainda mais prático desta terapia. Certificada pelo IECAM - Instituto de Estudos da Culturas da Amazônia no curso básico de ervas medicinais e farmácia caseira. Atende em terapias ayurvédicas no Rio e em Petrópolis, com enfoque em orientação alimentar, ambulatório e rotina diária. Facilita palestras, cursos e vivências nas áreas do ayurveda, sagrado feminino, auto-conhecimento/espiritualidade e associação entre alimentação, saúde e sustentabilidade.

Discussão

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: